O cloud computing de um modo BEM simplificado é deixar os seus arquivos "hospedados" na internet, o que faria o seu computador ficar extremamente mais rápido, pois seu processador estaria muito mais "descansado" e seu computador estaria rodando apenas o navegador que você usa naturalmente.O maior problema e discussão que isso vem causando é a privacidade dos arquivos, pois apesar do sistema ter conta para acesso e toda aquela burocracia que por exemplo o seu email tem, todos sabemos que é muito mais fácil hackear um email do que um computador...
Ainda não entendeu? A gente exemplifica. Imagine que o Google Maps fosse um programa para o seu computador e a cada vez que você precisasse de um endereço, o seu computador gastaria do seu processador para calcular todos os parâmetros e etc. Viu a demora? A proposta do Cloud Computing é de que os cálculos que o seu processador faz sejam (quase) todos realizados pelo servidor do site que você está usando, entendeu? Ainda não? Aqui vai mais um exemplo: O seu email é praticamente um utilizador da nuvem. Imagine quantas informações você já compartilhou por ele. E outro: o Google Docs usa o Cloud Computing (para quem não sabe o Google Docs é um "site" que armazena e torna editáveis os seus documentos para que você os acesse de qualquer computador apenas om o seu login e senha. E outro: o Office Web Apps é outro "site" que armazena seus documentos e também os torna editáveis através da nuvem.
Mas aí você me pergunta: "E aquele tal de Chrome OS que fala tanto do Cloud?" A gente explica: O Chrome OS é um "navegador-sistema operacional" rodado inteiramente na base do Cloud Computing, a partir dele (que será lançado em breve) você poderá realizar muitas das atividades que realiza atualmente com o uso da internet.
Aqui você vê um vídeo de explicação do Chrome OS (bem antigo inclusive)(em inglês):

Nenhum comentário:
Postar um comentário